Luma D. {Scraps e Assinaturas}

sábado, 5 de julho de 2008

Projeto Afetividade




Na Escola em que trabalho, estamos desenvolvendo um projeto no qual tem por objetivo principal resgatar os valores: respeito, amizade, caráter etc.






Esse projeto é super legal, e você pode trabalhar vários temas durante todo o ano.


Deixo aqui as idéias:





Ah A idade que trabalho é Educação Infantil, mas o projeto está sendo desenvolvido desde o Maternal até o 5º ano.





O projeto teve início no mês de março e terminará em novembro, com os objetivos de:






Março: Ensinar a criança a agir naturalmente com respeito.





- Os alunos aprenderam que devemos respeitar a natureza, os mais velhos, os pais, a professora enfim, o mundo a sua volta.
Como culminância desse projeto, fomos ao Lar dos Velhinhos da nossa cidade, as crianças adoraram. Cantaram para os vovôs e vovós que estavam lá.
Foi muito divertido.









Abril: Ensinar a criança a saber demonstrar seu agradecimento.




- Trabalhamos com todos a importância de se pedir por favor, obrigado, com licença. Além de estar interligado com o respeito, o agradecer faz parte de nosso cotidiano e isso nos torna pessoas mais amáveis.








Maio: Ensinar a criança sobre Caráter.



- No caráter, falamos sobre a importância de sermos humildes, ajudar ao próximo, fazer o bem, assumir os seus erros, dentre outros.
Vejam as atividades desenvolvidas.















Junho: Ensinar a criança a desenvolver responsabilidade.


- Saber escovar os dentes, tomar banho, irem ao banheiro sozinhos. Mas também trabalhamos que ser responsável é auxiliar aos pais dentro de casa (jogando o lixo, arrumando o quarto, por exemplo), fazer sua lição de casa sem auxílio, sem estar comendo ou bebendo algo para não derramar sobre a mesma.







COMO PROMETI, ESTOU POSTANDO AS ATIVIDADES DESTE MÊS DE AGOSTO


Agosto: Ensinar a criança a rejeitar o consumismo.


- De todo o projeto, digo que este tema que trabalhamos esse mês, foi um dos mais importantes para as crianças. além de falarmos sobre o rejeitar o consumismo, tivemos a oportunidade de ensiná-los a doar aquilo que não se usa mais.
As vezes os professores pouco exploram a relação Escola X Família. Tive grande apoio dos pais e conseguimos coletar muitos brinquedos, roupas e produtos de higiene para uma comunidade do Amazonas. A felicidade das crianças era tamanha que, a cada dia que eu comentava sobre essa comunidade alguns dos meus alunos façavam: "Tia, a gente precisa ajudar essas crianças! Eu já falei pra minha mãe separar mais coisas para elas".
Crianças de 5 anos, entendendo a importância de se ajudar ao próximo!!! Isso é realmente emocionante e para mim, gratificante!







Nos próximos meses, postarei mais sobre o nosso projeto.
Aguardem.
Abraços

17 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa deste projeto, achei muito interessante. Me orientou para desenvolver um parecido em minha escola. Grata
    Karime Moreira

    ResponderExcluir
  2. Pamela parabéns pelo blog muito bem elaborado e também por tanto amor à profissão espero que várias pessoas possam seguir o seu exemplo e ter tanta dedicação com seus alunos.
    Me chamo Carolina sou psicóloga e trabalho com familias, procurando imagens tive acesso a sua pagina e fiquei tão impressionada que resolvi deixar aqui minhas felicitações.
    Parabéns e mais sucesso na sua caminhada.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela ideia acredito que a afetividade na educação infantil é muitissímo importante gostei muito do seu projeto e ele irá me instruir nos cominhos para construir um projeto parecido!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Pamela,sou prof. e psicopedagoga da rede municipal de ensino em Mossoró R.G.N,já quase sem esperança em recuperar a educação pois dificilmente encontramos professores com desposição para ensinar mesmo, estão indo somente para cumprir carga horária e qdo vi seu projeto ,me renovou as esperanças.Parabéns

    ResponderExcluir
  5. ADIMIRO VOCê por gostar tanto de ensinar,nos tempos atuais ensinar é um eterno desafio.

    PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  6. Amei o blog!O mundo precisa de pessoas como vc."QUE AMA O QUE FAZ".
    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. Pamela, adorei o seu Blog, você abriu muitos leques.

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, amei seu projeto, gostaria de recebê-lo para desenvolver em minha escola, sou e Ariquemes - Rondônia. gleiciane_neice@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ola pâmela, adorei suas idéias ta me ajudando muito no meu TCC, que tem como tema a AFETIVIDADE, tenho que aplicar durante 9 dias, atividades relacionadas com o tema proposto.
    gostaria de saber se vc poderia postar mas atividades, sobre esse meu tema!
    se vc puder, desde ja agradeço.

    Beijos, Markenia

    ResponderExcluir
  10. Precido de ajuda, tenho que desenvolver um projeto para ao Proinfantil sobre a importância da afetividade no desenvolvimento das crianças, mas não sei o que colocar como justificativa, me ajude bjs, fico no aguardo.
    andreagraciano1964@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. achei maravilhoso teu trabalho...parabéns
    faço 2º semestre de pedagogia e vendo seu blog, me deu mta inspiração...
    bjinho!!!!

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito dos projetos, gostaria de saber se tem algum projeto que englobe o carinho, atividades, mesagens, filmes etc. Grata

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo seu trabalho Pamela,tbm sou pedagoga e trabalho na ed. infantil e adorei suas ideias.Geovana Rio Verde,Goiás.

    ResponderExcluir
  14. estava precisando de ideias para um trabalho sobre afetividade e seu blog me ajudou muito. parabens pelo seu trabalho

    ResponderExcluir
  15. amei as propostas, vou tentar elaborar algo parecido, parabéns, sim tbm sou professora e tenho muito gosto em ensinar, obg. Aldicleide.

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu projeto ira me ajudar muito na construção do meu tcc..parabéns por ser uma professora dedicada ao seus alunos.

    ResponderExcluir
  17. Muito boa suas ideias, me espirou a fazer na minha creche.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Venha sempre visitar!