Oi gente, falei que estava de volta... não na ativa, ainda, mas logo, logo lecionando de novo. Por ora, apenas dando dicas valiosas para mamães e papais.
O assunto de hoje é sobre a escolha da escola para nossos pequenos tesouros. Tudo bem que estou um pouco atrasada, pois as aulas já começaram, porém, ainda em tempo para aqueles que querem escolher um bom lugar para seus filhos.
Sabemos que a realidade hoje é de mães trabalhando fora, o que as obriga a deixar os bebês a partir dos 4 meses na escola.
Vamos lá para algumas coisas que você deve observar ao visitar uma escola:
- Sempre visite mais de uma escola, mesmo que você tenha gostado logo de cara da primeira, SEMPRE visite outra e compare tudo.
- Higiene é tudo nessa área, a escola pode não ter materiais "top" de linha, mas a higiene é fundamental, especialmente berçários, banheiros e cozinha. As salas, dependendo do momento que você visita, haverão papéis picados e cascas de lápis pelo chão - isso também é bom sinal, sinal de que a criança está produzindo.
Observe nesse caso as condições do banheiro do berçário, chão em que as crianças ficam, carrinhos e cadeiras de alimentação. Por aí você já consegue ter uma ideia do nível de higiene do cuidador daquela turma.
Outra coisa importante de se observar, é se no ambiente que os bebês comem e ficam no chão é o mesmo ambiente em que são feitas as trocas de fralda - ninguém gosta de comer no banheiro, então...
- Questione sobre o cardápio - almoço, lanche e jantar - (isso vale para todas as idades). Algumas escolas falam que vão servir, por exemplo: arroz, feijão, carne com batata e salada, daí você chega pro seu filho e questiona como estava a comida e ele responde que comeu só arroz com salsicha a semana toda (sim, isso acontece e muito inclusive nas redes particulares). Sucos JAMAIS industrializados e de "pózinho", sempre naturais e poupas.
- Metodologia de ensino - mesmo que você não entenda ou desconheça de qualquer método de ensino, questione, tire todas as suas dúvidas para que entenda como se dará o ensino de seu filho, pergunte de apostilas, atividades, aulas extras: balé, futebol, inglês, informática, mandarim, sapateado e etc - isso vale para todas as idades, inclusive berçário que tem pelo menos 10 minutos de atividades. Isso deixará você mais seguro na hora da escolha.
- Desconfie daquelas que não te mostrem a escola no período da aula ou, restrinjam de adentrar nas dependências para você dar "aquela espiadinha" no seu filho. Se eu não posso espiar, algo errado tem aí!
- Na hora da visita, observe o comportamento das crianças, adultos fingem, crianças não! Feliz, triste, pulando ou aprontando, elas sim são o reflexo da escola.
- E por fim, não menos importante, mas também não primordial, questione se há sistema de monitoramento para você acompanhar ao vivo enquanto trabalha. Muitas escolas dispõem desse serviço para deixar os papais mais tranquilos enquanto trabalham.
Espero que essas dicas ajudem!
Até a próxima!!!